segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Leite para Petralhas: um legado






Já sei. Você vai reclamar que não entendeu nada. Que é mais um vídeo sem OBJETIVIDADE.
E que não explico nada. E que não dou dicas claras. Ou seja, mais ou menos o que transcorreu naquele diálogo com Menon, sobre a "virtude". Entendo sua queixa. Faz ALGUM sentido, Mas...
o que é que você tem contra a socrática Maiéutica? Ou contra a freiriana dialogicidade?

Bem, que você odeie o Método de Educação Tutorial também é compreensível. A SESu/MEC dos Dallari, dos Haddads, dos Paims, dos Mercadantes, esmelecaram o PET, criaram um PET-Fake.
Que você odeie o Sócrates - um cara que não responde nada que a ele se pergunta, exceto respondendo com outra pergunta - vá lá, nestes tempos de snapchat, até se entende.
Que você odeie Paulo Freire também até entendemos. É que tem muita gente que, ou leu errado, ou que está de sacanagem, colocando na boca de Paulo Freire coisas que ele não disse e querendo nos obrigar a obedecer no erro. Ou "tu obedece o que tô dizendo que Paulo Freire disse (embora não tenha dito)... OU TU NAO VAI GANHAR BOLSA!!!". Muito dialógica - não é mesmo?- a Pró-Reitora da UFRJ. Aqui , porém, não é espaço para expressões de ódio. A legislação de alimentos do período petista em nada difere da legislação alimentar do período pessedebista. Ou do Regime Militar.
E esse é o problema com o lulopetismo: FOI ANUNCIADO QUE SERIA DIFERENTE.
Bem, você é aqui muitíssimo bem vindo... seja bolsonarista, lulopetista ou cabodaciolonista. Mas aqui, preste bem atenção, aqui não é merchandising da Ana Maria Braga. Aqui não é anúncio de alguma atriz de Marte (ou Vênus?), recomendando comprar suplemento nutricional que ela "agarante que tu", como ela, vai arrumar namorado novo aos 51 anos de idade.
Aqui, se só tratamos de violências, principalmente aquelas bourdieusianamente simbólicas ma non troppo... nem por isso nos pretendemos um show do Datena. Aqui, aqui... somos UFRJ.
Aqui é, na marra - porque a UFRJ exige que Extensão tem que ser feita em favela, ou nada - aqui é, na marra, uma Ação de Extensão da UFRJ. O jogo não é de dar dicas para o público. TEMOS TODOS QUE PENSAR. Aqui não se informa porque pode cair no ENEM. Aqui é para compreender.
O convite é para que o público construa, com autonomia, seus saberes... bromatológicos. Ademais, nem estou aqui para ENSINAR do que talvez um pouco saiba. Mas, como sempre, em todo momento, em todo lugar, cheguei para APRENDER. O público aqui está convocado a... PENSAR e... falar, FALAR.
Tudo que se pode adiantar a você, esse cara legal, que leu até o final, aqui é que... NO MESMO DIA EM QUE O LEITE EM SAQUINHO SUMIU DAS PADARIAS... NESSE MESMO DIA... APARECERAM ADITIVOS NO LEITE EM CAIXINHA... nos supermercados.
Por que? Por que? Por que... esse legado do Lula, embora a Presidenta fosse a Dilma?
Vamos conversar sobre isso? Maravilha. Senta aí e fala. Tomas leite? Qual? Por que?

Nenhum comentário: