domingo, 24 de março de 2024

BERINGELA BICHADA OU MIOJO ULTRAPROCESSADO? Perguntando-se... lá no Guia!!!


Não existe alimento sem telhado de vidro. Tampouco existe Guia Saudável ou Dieta “Científica” cujas telhas não sejam de vidro.

Nada neste mundo nasceu de verdade para ser Comida de Verdade.

Nós é que, sem dó nem piedade, catamos, coletamos, pescamos e caçamos - senão em cativeiro cevamos - o que pintar e, de bobeira, der mole. Viver é o exercício diário de comer algo que esteja ou esteve vivo, seja como vidas vegetais ou vidas animais, seja cru ou cozido, seja doce ou salgado, seja quente ou geladinho, seja caseiro ou industrializado, a granel ou embalado, seja básico ou recreativo, no Healthy ou no Podrão, cultivado no quintal ou pedido por applicativo, duty free ou mega-taxaddad, feito no extrusor, no spraydryer, no liofilizador, no airfryer, em alguma midiática panelinha, seja in natura, seja culinarizado, gourmetizado, seja janjo ou glamourizado.


Que cada um coma, com LIBERDADE, o que pode e o que gosta.
Abajo la ditadura y la libreta del tributarista seletivo rojo.

Carrefour y tiendas: território LIBRE en Brasil!!!

quinta-feira, 21 de março de 2024

O GUIA DITO SAUDÁVEL DO MinSAÚDE FREQUENTA AS FEIRAS?



O mundo alimentar tem muitas conversas possíveis. Umas são divertidas, outras são apenas curiosas, mas algumas, como aquelas sobre o Guia do Ministério da Saúde, sobre essa besteiragem ixperta, denominada TAXONOMIA NOVA, não fosse este um Blog laico, já já já já... exclamaria: Valha-nos Deus!!!

 

terça-feira, 19 de março de 2024

TIRA A SALSICHA DO GATO QUE PASSA FOME, TIRA


O gato tava quieto. Mal nutrido, mas quieto. Com fome, mas quieto. Então... pessoas muito caridosas, preocupadas com a saúde do povo e dos gatos, 
inventaram de tascar impostos e subir o preço das salsichas. Ou seja...

Para melhorar a qualidade da NUTRIÇÃO do gato, suba sim o imposto, toma dele a miserável salsicha que ele consegue, com sacrifício muito, um pouco ainda comprar. 

Tira a salsicha dele, tira.

 

 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM LIBERDADE E CIVILIZAÇÃO!!!

Observatório da Imprensa, com Alberto Dines 



Este video, da TVE, do programa Observatório da Imprensa, é de 2012. Vale muito rever estágios antigos do “Pensamento” sobre Alimentos industrializados. Estes são uma preciosa construção da cultura e da civilização.

Como qualquer outra mercadoria, precisam ser regulados pelas Agencias de Governo. Vasta é a ferramentaria conhecida no campo da vigilância sanitária, para se exercer esse controle.

Soluções toscas, como isso de proibições grotescas nas escolas… e medidas socialmente desonestas, como isso de aumentar impostos de salsichas e margarinas, que compõem a verdadeira cesta básica dos mais pobres… vamos combinar… censura e opressão… isso é intolerável, inaceitável, repugnante.

sábado, 16 de março de 2024

Mais palavras que laranjas, sucos de Austin e Baudrillard


TESE DE DOUTORADO SUBMETIDA À ENSP/FIOCRUZ em 2017

De Luiz Eduardo R. de Carvalho: 

Nada disto com minha mão teria ousado, sem antes a ascensão da mão de minha mãe se dar;  e o eito e as mãos de amigos do peito, do amor de mãos amadas, a arte. Nada disto, confesso, teria lavrado sem - hostium munera non munera – as mãos vis, toscas, que com acadêmicas tiranias, esta seara oprimem calar (o bico). Cada você, de um certo jeito, todos muito fizeram parte. A cada um, in pectore, agradeço e dedico.


Leia a Tese, por favor:

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/24824/ve_Luiz_Carvalho_ENSP_2017.pdf?sequence=2&isAllowed=y
















Leia o artigo em:

https://drive.google.com/file/d/1IKb9OiXPNHpOu1fl98VJ8M6he6Y5nwlj/view?usp=drive_link






Bokomoko: Saúde Pública não vai ao Shopping

domingo, 10 de março de 2024

desGUIA Saudável do Ministério da Saúde, DESguia. 10 anos? BASTA!

Se o Guia Saudável é uma Política Pública, então ele tem o dever, ainda mais se passados dez anos, ele tem de mostrar os resultados produzidos, seja no campo biomédico, seja no campo social. Mas o que se vê é apenas uma coleção de auto-elogios e inverdades. Basta! O problema nutricional é muito grave no Brasil e no mundo. É imperioso construir alternativas de intervenções que tragam resultados para o público, não estritamente para os autores da "política". Dez anos? BASTA, né?